Logo One2030

ROMPENDO COM PARADIGMAS PARA ABORDAR ODSs

Escrito por: EBVB

Escape 60 one2030Com o intuito de promover comunicação, parceria e interatividade entre os participantes, normalmente adolescentes, para que possam solucionar enigmas e xaradas, o Escape 60 é um jogo de inteligência, raciocínio rápido e muita adrenalina.

Romper todos estes paradigmas para abordar o tema da Agenda 2030 foi o feito do Escape 60 de Santo André, franquia da empresária Joanna Cougo, que viu uma oportunidade para difundir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma lúdica e atraente.

Em parceria com a engenheira especializada em tecnologia de informação sustentável, Juliana Angeli de Angelo, a unidade participou da Virada Sustentável de São Paulo 2017, dando aos alunos do Colégio Miguel de Cervantes e da comunidade da favela de Paraisópolis a tarefa de salvar o Capitão Planeta por meio de enigmas que exigiam da turma o conhecimento dos ODS.

Com isso, as meninas do Escape 60 de Santo André conseguiram quebrar o paradigma e mostraram que o próprio jogo se tornou ferramenta capaz de romper com o seguimento normal das vivências existentes. Este conceito de disrupção, abordando os Objetivos do desenvolvimento sustentável, também fez uso de informações de ONGs mundiais que atuam ativamente no desenvolvimento de projetos ligados à conservação do meio ambiente, como a WWF (World Wilde Foundation), que ajudou a levar conceitos importantes para crianças entre 7 e 14 anos de idade.

Esse case é para mostrar como é possível inserir conteúdo extremamente importante mas de forma simples e de fácil compreensão, junto às crianças principalmente. Cada um de nós é responsável pelo papel fundamental de trabalhar com estes jovens que serão a chave para um mundo diferente e mais sustentável”, afirma Juliana Cougo.

O percentual de solução dos enigmas, segundo as estatísticas obtidas nesta unidade, é considerado baixo: apenas 15%. “São poucos os participantes que conseguem decifrar as xaradas e encontrar a saída para cada um dos ambientes propostos, tornando necessário o trabalho em grupo, a atenção e interatividade entre todos os participantes”, explica Juliana.

Durante o evento da Virada Sustentável, a solução dos enigmas ligados aos ODS ficou por conta da turma da comunidade de Paraisópolis, tendo sido a única equipe a “escapar” da sala dentro do tempo estabelecido e vencer o game.

O Escape 60, seja qual for a história por trás do enigma e qual o tipo de impacto que se queira causar – ambiental ou social – é para todos e trabalha o intelecto de cada um, não importa a idade, nem o nível social.