Logo One2030

DR. CONSULTA: UM CASE DE INSPIRAÇÃO E IMPACTO SOCIAL POSITIVO

Escrito por: EBVB

De uma inconformidade nascem os movimentos; da entropia e do caos surge o equilíbrio.

Dr. Consulta é uma rede de centros médicos que oferece consultas e exames de forma acessível para famílias sem acesso ao sistema de saúde, mas é, acima de tudo, uma prova de que serviços médicos de qualidade podem estar ao alcance de todos, desafiando a ideia de que a saúde qualificada é algo caro ou inatingível.

Em 2011, Thomaz Srougi – filho e irmão de médicos – decidiu criar um negócio de impacto social positivo para a vida dos brasileiros. Assim nasceu o primeiro centro médico Dr. Consulta, localizado na periferia de Heliópolis.

O objetivo era oferecer serviços de saúde com qualidade e excelência, pelo menor custo possível, para estes moradores. Hoje, a rede atende 100 mil pessoas por mês sem acesso a bons médicos.

O foco do negócio é entregar os melhores resultados médicos de forma ágil e precisa e propiciar a melhor experiência e um atendimento ao longo da vida do paciente.

Atualmente, o Dr. Consulta conta com mais de 45 unidades em operação espalhadas por São Paulo e região, nas quais é possível agendar com rapidez exames de laboratório ou imagem, consultas e até cirurgias com mais de 56 especialistas.

A rede conta com a disponibilidade de profissionais das áreas de ginecologia, oftalmologia, cardiologia, dermatologia, otorrinolaringologia, odontologia e até mesmo medicina esportiva.

Em meados de 2013, a empresa atingiu seu breakeven point e em 2015 foi vencedora doPrêmio Empreendedores Endeavor”, nos Estados Unidos.

Para Thomaz e seu sócio, Guilherme Azevedo, a responsabilidade de tentar resolver os problemas socioeconômicos do país é grande, mas também é grande o sonho deles, que esperam atender 3 milhões de pacientes por ano, até 2018.

TRISTE REALIDADE BRASILEIRA

É triste, mas é a pura realidade: para, cerca de 75% dos brasileiros que não podem pagar por um plano de saúde ou uma consulta ou exame laboratorial.

O sistema público de saúde é a única forma de se tratar, seja de uma urgência ou de realizar exames periódicos, de consultar-se com um médico, enfim, de se ter seus direitos básicos de cidadãos atendidos.

Segundo estudos realizados, um atendimento especializado nos SUS leva, em média, 3 meses para ser marcado e, dependendo da especialidade, leva muito mais. Um diagnóstico leva, pelo menos, 1 ano para ficar pronto. Imagine se for um diagnóstico de melanoma metastático…

Os estudos apontam mais: com 1,3 bilhão de demanda anual no SUS, 800 milhões de consultas deixam de ser realizadas por burocracia, ineficiência de gestão ou monitoramento dos pacientes, ou todas juntas.

“Naturalmente, quando chega o momento do paciente ser atendido o custo do tratamento é muito mais alto do que se ele tivesse visto o médico quando começou a ter sintomas – isso com a esperança de que ele ainda possa ser curado”, lamentam os profissionais do Dr. Consulta, que apostam em uma tecnologia capaz de tornar este processo mais inteligente e, portanto, menos custoso e com mais chances de eficácia para a saúde do pacientes.

 

OS NÚMEROS DA CONSULTA

  • Fidelidade de 1 milhão de pacientes;
  • 45 centros médicos em São Paulo;
  • Mais de 40 especialidades médicas;
  • Mais de 100 tipos de exames;
  • 30 especialidades cirúrgicas de baixa renda;
  • Banco de dados de mais de 200 mil pacientes;
  • Serviços 25x mais rápido que o da rede pública;
  • Custos entre 60% a 90% mais baixos que o da rede privada.